Diretoria

 

Padre Carlos Umberto Franquim – Presidente

Irmâ Helena Maria Luduvico – Vice-Presidente

Nelma Maria Alves – 1ª Secretária

Vera Lucia Ferraz Tarcitano – 2ª Secretária

Dirceu Petrucelli – 1º Tesoureiro

Maria Ferreira Rodrigues – 2ª Tesoureira

Irmâ Margherita Audrito – Conselho Fiscal

Eva Narciso Miguel – Conselho Fiscal

Período do Mandato: 24/12/2019 à 23/12/2022

Histórico

A Associação de Assistência São Vicente de Paulo foi fundada pelo Padre Monsenhor Albino, juntamente com os Vicentinos na data de 01 de Setembro de 1939 com o nome de Sociedade São Vicente de Paulo. No ano de 2005 passou de Sociedade São Vicente de Paulo para Associação de Assistência São Vicente de Paulo. A Instituição realizou vários projetos sendo: Acolhimento para pessoas idosas; Acolhimento para pessoas com comprometimento mental ou dependentes de álcool; Acolhimento de mulheres com filhos sem condições de alto sustento e uma Creche.

A partir de 24 de Dezembro de 2013 a Associação restringiu suas atividades ao que preconiza o Estatuto do Idoso, passando a executar em sua sede própria o acolhimento institucional para pessoas idosas, tornando-se uma ILPI - Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas e desenvolvendo um serviço Tipificado da Assistência Social.

Histórico das Atividades

A Associação de Assistência São Vicente de Paulo presta serviço de acolhimento institucional para pessoas idosas há 80 (oitenta) anos. Durante este período a instituição passou por diversas adequações no atendimento, visando estar apta a oferecer o serviço de acordo com a Legislação vigente. A Associação presta serviço no âmbito da Proteção Social Especial, sendo uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, no qual o público-alvo são pessoas idosas a partir de 60 (sessenta anos), de ambos os sexos, dependentes ou independentes, com diversos graus de dificuldades que não dispõe de condições para permanecer na família ou em seu domicilio, seguidos de doenças de diversas naturezas, proporcionando serviço nas áreas social e outras, conforme necessidade deste seguimento etário de acordo com a Tipificação e Resolução 109 de 11 de Novembro de 2009.

Atuação na Rede

Com a finalidade de assegurar as pessoas idosas, em situação de risco e vulnerabilidade social de negligência, abandono e com vínculos familiares rompidos ou fragilizados a instituição presta serviço de forma a buscar o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia (respeitando a liberdade de decisões pessoais, financeiras e afetivas, etc.) e desociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário a fim de garantir proteção integral à privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e a diversidade, ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Promovendo sempre que necessário o encaminhamento dos residentes para a rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos - Assistência Social (CREAS), Saúde e Cultura.

Missão e Valores

- Conquistar a excelência nos serviços prestados aos Idosos(as), assegurando aos residentes, melhor qualidade de vida, com base nos princípios éticos, humanitários e de responsabilidade social, incluindo a garantia de direitos.

- Torna-se referência no atendimento aos Idosos(as), onde todos os residentes possam conviver em harmonia e se sintam valorizados individualmente.

Bazar

Horário de Funcionamento: 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 13h às 17h {Atividade suspensa por tempo indeterminado por conta da Pandemia COVID-19}.

Atendimento

Coordenação

Pe. Carlos Umberto Franquim (Depois enviarei uma Foto)

Irmã Helena Maria Luduvico (Depois enviarei uma Foto)

Irmã Margherita Audrito (Depois enviarei uma Foto)

Irmâ Inês (Depois enviarei uma Foto)

 

Espiritualidade

Acontece todos os dias na ILPI (Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas) o momento de oração do Terço conduzido pelas Irmãs Helena, Nicoleta e Inês, de modo não obrigatório, respeitando as crenças individuais.

 

Missa na Capela da Vila São Vicente de Paulo

Aos sábados às 9 horas da manhã {Atividade suspensa por tempo indeterminado por conta da Pandemia COVID-19}.

 

Atendimento Médico

Atendimento médico sistemático aos idosos também em parceria com a rede municipal de saúde.

 

Dr. Luís Ferreira de Carvalho Neto

Dr. Antoni S. Nakamura

Dr. Arthur do Espírito Santo Neto

Dr. Tacito Ribeiro Costa

 

 

Enfermagem

A Equipe de Enfermagem atua 24 horas, composta por cuidadores, técnicos e auxiliares supervisionados pela enfermeira. O objetivo da equipe diz respeito a ser realizado um atendimento qualificado de todos os residentes bem como oferecer cuidados diários visando à prevenção, promoção e reabilitação de saúde.

 

Responsável Técnica

Roselene M. Vieira

Enfermeira

COREN 397429

 

Serviço Psicossocial

Atendimento com as técnicas de Serviço Social e Psicologia

Segunda das 7h às 17h30min

Terça-feira das 7h às 11h

Quarta-feira das 13h30min às 17h30min

Quinta-feira das 13h30min às 17h30min

Sexta-feira das 13h30min às 17h30min

 

Karyna Barbujani F. Varoto

Assistente Social

CRESS 46.629

 

Amanda Ap. M. Neves

Psicóloga

CRP 06/134159

 

 

Fisioterapia

Através de uma avaliação fisioterapêutica, é desenvolvido um plano de tratamento e acompanhamento de todos os residentes da ILPI em grupo ou individualmente.

 

Responsável Técnica

Aline Francisco

Fisioterapeuta

CREFITO 235186-F

 

Nutrição

Este setor elabora e prepara cardápios adequados às necessidades nutricionais dos residentes, realizando um acompanhamento nutricional de acordo com cada patologia.

 

Responsável Técnica

Caroline Fuser Varoto

Nutricionista

CRN 43571

 

Recreação e Lazer

É desenvolvido um cronograma anual de atividades recreativas, sociais, culturais entre outros.

 

Responsáveis Técnicas

Karyna - Assistente Social

Amanda - Psicóloga

Informações Gerais

Acolhimento

A partir do ano de 2015, todos os acolhimentos são realizados através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, atualmente situado à Rua Paraíba, 365 – Centro, Catanduva/SP.

É necessário que se faça contato pelo telefone 17 3525-2601 para agendar o atendimento com a Equipe Técnica responsável pelo segmento de pessoas idosas.

 

Visitações

As visitas acontecem de segunda à sexta-feira das 13h às 17h {Atividade suspensa por tempo indeterminado por conta da Pandemia COVID-19}.