<>
III - NOTA DE ESCLARECIMENTO - Pandemia COVID-19

NOTA PÚBLICA – PANDEMIA COVID 19

(Atualizado até 31/08/2020)

 

Considerando a pandemia do COVID-19 que infelizmente atingiu vários idosos residentes e funcionários da Associação de Assistência São Vicente de Paulo – Vila São Vicente, esta, vem por meio da Nota Pública, seguindo a transparência adotada desde o início da Pandemia, informar os dados atualizados referentes a esta instituição.

 

Esclarecemos que, desde o início da Pandemia, tomamos todas as medidas possíveis e necessárias para a prevenção e o controle de combate ao vírus, de acordo com as normas sanitárias e a orientação dos órgãos públicos de saúde, para a proteção de nossos 88 (oitenta e oito) idosos. 

 

Desde Março, as visitas à entidade estavam terminantemente proibidas, até mesmo para familiares, no intuito de garantir a segurança dos idosos residentes. Todo o cuidado com a higiene e a proteção foi devidamente redobrado, não só dentro da entidade, mas também, em relação aos funcionários.

 

Infelizmente, todo o cuidado não foi suficiente para evitar essa terrível doença, que pode ter sido trazida por qualquer pessoa assintomática.  Informamos, porém, que tão logo foi identificado o primeiro caso, imediatamente, as autoridades foram comunicadas, como Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Vigilância Sanitária e Ministério Público, e desta forma, foram realizados exames em todos os idosos residentes e funcionários da entidade.

 

Os idosos que testaram positivo para o COVID-19 foram remanejados para a Ala de Isolamento I na própria instituição e foram acompanhados diuturnamente por uma equipe de saúde, de acordo com o Plano de Contingência elaborado. As famílias destes idosos foram devidamente avisadas pela entidade durante todo o período.

 

Os outros idosos, não infectados, testados negativos para o COVID-19, foram acomodados em outra área, totalmente diversa, dentro da própria entidade, e também, por precaução, permaneceram em sistema de “Bloqueio”, todos em suas casas/quartos privativos.

 

Casos suspeitos, porém, testados também negativos para o COVID-19, estiveram na Ala de Isolamento II, área diversa das duas primeiras, tudo para garantir uma maior segurança a todos os idosos.

 

Os funcionários que testaram positivo para COVID-19 foram imediatamente afastados do trabalho e cumpriram quarentena em suas residências. 

 

 

Informamos que graças a Deus e ao trabalho incansável de todos os colaboradores e coordenadoras desta instituição, assim como a ajuda dos órgãos públicos, privados e sociedade civil em geral, atualmente não existem mais casos positivos para o COVID-19 em nossa instituição.

 

Infelizmente, tivemos 10 (dez) óbitos de idosos queridos, que aqui eram residentes.

 

Tivemos 23 (vinte e três) idosos residentes que testaram positivo para COVID-19 e graças a Deus foram curados.

 

Tivemos 23 (vinte e três) funcionários que testaram positivo para COVID-19 e graças a Deus também foram curados.

 

Todos os idosos residentes permanecem em tempo integral em suas casas/quartos em sistema de “Bloqueio” de acordo com nosso Plano de Contingência até o dia 08/09, tendo em vista que todo cuidado é pouco e a luta contra esse vírus ainda perdura.

 

Agradecemos em especial à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Assistência Social, incluindo o Setor de Parcerias pela orientação, empenho e dedicação para conosco, auxiliando-nos com suporte técnico e financeiro.

 

Gratidão a todos pelas orações e importante ajuda que estamos recebendo.

Que Deus abençoe nossa instituição e que Ele conforte os corações de todos os familiares que perderam seus entes queridos.

 

 

Atenciosamente,

 

A Diretoria.

 

Catanduva, 31 de Agosto de 2020.