<>
III - NOTA DE ESCLARECIMENTO - Pandemia COVID-19

NOTA DE ESCLARECIMENTO – PANDEMIA COVID 19

(Atualizado até 09/08/2020)

 

A Associação de Assistência São Vicente de Paulo – Vila São Vicente, vem a público externar, com imenso pesar, o falecimento de 06 (seis) idosos residentes da nossa entidade, em razão da pandemia COVID-19.

 

Esclarecemos que, desde o início da Pandemia, contando com um total de 85 (oitenta e cinco) idosos residentes e 60 (sessenta) funcionários, estamos tomando todas as medidas possíveis e necessárias para a prevenção e o controle de combate ao vírus, de acordo com as normas sanitárias e a orientação dos órgãos públicos de saúde, para a proteção de nossos idosos.  

 

Desde março, as visitas à entidade estavam terminantemente proibidas, até mesmo para familiares, no intuito de garantir a segurança dos idosos residentes. Todo o cuidado com a higiene e a proteção foi devidamente redobrado, não só dentro da entidade, mas também, em relação aos funcionários.

 

Infelizmente, todo o cuidado não foi suficiente para evitar essa terrível doença, que pode ter sido trazida por qualquer pessoa assintomática.  Informamos, porém, que tão logo identificado o primeiro caso, imediatamente, as autoridades foram comunicadas, como Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Vigilância Sanitária e Ministério Público, e se determinou a realização de exames em todos os idosos residentes e funcionários da entidade.

 

Os idosos que testaram positivo para o COVID-19 foram colocados em área de isolamento na própria instituição e estão sendo acompanhados diuturnamente por uma equipe de saúde, de acordo com o Plano de Contingência elaborado. As famílias destes idosos foram devidamente avisadas pela entidade.

 

Os outros idosos, não infectados, testados negativos para o COVID-19, estão em outra área totalmente diversa, dentro da própria entidade, e também, por precaução, estão em isolamento, muitos em seus quartos privativos.

 

Casos suspeitos, porém, testados também negativos para o COVID-19, estão em isolamento em outra área, diversa das duas primeiras, tudo para garantir uma maior segurança a todos os idosos.

 

Os funcionários que testaram positivo foram imediatamente afastados do trabalho e estão cumprindo quarentena em suas residências. 

 

A instituição, de fato, tem monitorado todos os envolvidos nos atendimentos aos idosos, para que não haja qualquer agravamento, ainda maior, da situação. Da mesma forma, tem contado com o apoio, a atenção e as orientações das Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social e de Vigilância Sanitária, que estão acompanhando toda a situação, tal como, o próprio Ministério Público de Catanduva/SP.

 

O quadro atual para COVID-19 é: 18 (dezoito) idosos residentes testaram positivo para COVID-19 sendo que: 06 (seis) idosos testaram positivo para COVID-19 no Hospital Emílio Carlos; 01 (um) idoso testou positivo para COVID-19 na UPA; 11 (onze) idosos testaram positivo para COVID-19 na instituição através de teste rápido realizado pelo município. 09 (nove) idosos encontram-se em isolamento I na própria instituição; 08 (oito) idosos foram encaminhados para o Hospital Emílio Carlos. Atualmente temos a confirmação de 06 (seis) óbitos por COVID-19. Permanece internado no Hospital Emílio Carlos: 02 (idosos) que testaram positivo para COVID-19 e 02 (dois) idosos por suspeita de COVID-19 aguardando resultado de exame.

Reitera-se que, todos os casos de idosos que testaram positivo, os familiares foram devidamente comunicados.

 

Com relação aos funcionários da instituição: 07 (sete) funcionários testaram positivo para COVID-19, destes funcionários, 02 (dois) deles já recuperados retornaram ao trabalho e 02 (dois) funcionários afastados por suspeita.

 

Na data de 07/08 foi realizada testagem PCR (por meio do Projeto Todos Pela Saúde – Fundação Itaú) em idosos e funcionários que na última testagem obtiveram resultado negativo para COVID-19. Aguardamos os resultados previstos para ainda esta semana.

Informações falsas e distorcidas estão circulando na mídia, em redes sociais ou em grupos de WhatsApp, porém, temos que ter a sensibilidade e a consciência de que, do outro lado, há familiares desesperados com a situação atual e que não é o momento de especulações frente a temerária questão pandêmica, mas, sim, é o momento de muito trabalho, de isolamento, de respeito ao próximo e de saberem que a Vila São Vicente não está medindo esforços para honrar o seu compromisso de garantia a uma vida digna e segura aos seus idosos residentes.   

Nos colocamos à disposição de todos os familiares e autoridades públicas para quaisquer esclarecimentos, rogando pela pronta reversão do presente quadro.

 

Que Deus abençoe nossa instituição e que Ele conforte os corações de todos os familiares que perderam seus entes queridos.

 

Atenciosamente.

 

A Diretoria.

 

Catanduva, 10 de Agosto de 2020.